Vangelis – Alpha (1976) Soundtrack




Alpha é a sexta música do álbum
Albedo 0.39 que é um álbum de estúdio do compositor eletrônico grego Vangelis , lançado em 1976. Foi o segundo álbum produzido por Vangelis no Nemo Studios , em Londres , que foi sua base criativa até o final da década de 1980. Contrasta com seu álbum anterior, Heaven and Hell , que foi de inspiração clássica e coral, enquanto Albedo 0.39 tem tons de blues e jazz . Foi seu primeiro álbum Top 20 no Reino Unido. 

É um álbum conceitual com tema em torno da física espacial . O seu título é inspirado na ideia do albedo de um planeta , a proporção da luz que recebe e que é reflectida de volta para o espaço. O título do álbum refere-se ao valor médio do albedo do planeta Terra conforme foi calculado em 1976 (o valor atual é 0,30). Da explicação no verso da capa do LP: “O poder de reflexão de um planeta ou outro corpo não luminoso. Um refletor perfeito teria um Albedo de 100%. O Albedo da Terra é 39%, ou 0,39”. 
Tal como acontece com Heaven and Hell , foi apresentada no Royal Albert Hall em 1977. 

O álbum alcançou a posição #18 nas paradas de álbuns do Reino Unido . Em 2011, o álbum foi incluído junto com Heaven and Hell e Spiral em uma série de caixas de 3 CDs “Original Album Classics” da Sony, RCA e Legacy Recordings .  Em 2013 o álbum foi lançado em uma edição digipak remasterizada e reeditada pela Esoteric Recordings . 

Instrumentos

Vangelis toca todos os instrumentos. Além dos sintetizadores, outros instrumentos incluem bateria acústica, baixo, percussão, xilofone, gamelão (faixa 2) e gravações do relógio falante e do pouso da Apollo na lua. O único vocal é a narrativa da faixa-título final do engenheiro de som de Vangelis, Keith Spencer-Allen. 

“Pulstar” baseia-se em uma sequência de pulsos de sintetizador , uma linha principal e várias outras linhas de metais de sintetizador. Termina com uma gravação do relógio falante . “Freefall” baseia-se em uma sequência de gamelão e uma linha de sintetizador. ” Mare Tranquillitatis ” é uma peça silenciosa de sintetizador com gravações de vários pousos da Apollo na Lua. ” Main Sequence ” é impulsionada por uma sequência pulsada de sintetizador, ao longo da qual uma faixa de jazz baseada em bateria se desenvolve. Ele se acalma e flui para a próxima música, “Sword of Orion “, construída sobre um acorde de arpejo, melodia e percussão. 
Em “Alpha”, Vangelis emprega uma técnica de composição que usaria extensivamente em álbuns posteriores (por exemplo, Direct ): um tema simples de alguns compassos é desenvolvido através de instrumentação cada vez mais complexa. Os instrumentos incluem um arpejo de sintetizador lento, linha melódica de martelo de sintetizador, xilofone, percussão e (mais tarde) bateria acústica. A suíte ” Nucleogenesis ” é uma colagem que transmite um clima um pouco mais sombrio, empregando um órgão de igreja, um pulso de sintetizador de órgão, várias linhas de metais sintetizadores patenteados de Vangelis, bateria acústica e baixos. A faixa-título, “Albedo 0.39”, baseia-se em acordes e arpejos de sintetizador crescentes e decrescentes, enquanto uma voz, supostamente o engenheiro do álbum Keith Spencer-Allen, narra várias propriedades físicas da Terra, como sua massa, duração do ano em vários medições e, finalmente, seu albedo.

Clique aqui para ouvir: https://youtube.com/playlist?list=PLIdAY4CTKGIfhQR-oIGut2h5Ewsc82B6D&si=5B7HYLteRQLMflqJ

Clique aqui para se inscrever: https://youtube.com/c/Jo%C3%A3oBatistaMoura

source


Leave a Reply